Neste sábado (04), ocorre a celebração da cultura da região nordestina em Nova Iguaçu. O evento que ocorre no Patronato além de enaltecer grande parcela da população da Baixada Fluminense que nasceu lá ou é descendente de nordestinos, também será a consagração dos alunos das oficinas de forró, gastronomia e percussão que iniciaram nesse segundo semestre.
Os alunos contam que o Projeto Olhar Nordestino é fator essencial de impacto na vida de cada um com novas dinâmicas de sociabilização, aprendizado, superação de medos e aumento de autoestima.
Adriana Carvalho, aluna da oficina de gastronomia, tem 44 anos, é moradora do Jardim Palmares, em Nova Iguaçu, e trabalha como porteira. A aluna afirma ter explorado um lado que nunca havia vivenciado, além de elogiar a abordagem leve dos professores que a permitiram conhecer novos pratos e desbloquear medos que sentia na cozinha.
Para a bancária Luciane Oliveira, 51 anos, moradora do Bairro da Luz, em Nova Iguaçu, e filha de nordestinos, o projeto a encantou por conta da proposta de inclusão e imersão na cultura nordestina com música, dança, gastronomia e poesia de cordel.
“O Nordeste sendo apresentado para a população da Baixada é muito significativo para nossa população. Desejo sucesso e com certeza voltarei no ano que vem!”
O autônomo Leonardo Badaró, 58 anos, morador de Vila Sueli, em Nova Iguaçu, conta que “o resgate e o reconhecimento de uma cultura e identidade de um povo, um evento de orgulho e fortalecimento das raízes, promove a valorização de artistas, músicos e demais protagonistas dessa cultura tão rica e plural como o Nordeste”.
De acordo com os organizadores, a ideia para um futuro próximo é que o evento esteja presente em outras cidades da Baixada Fluminense, sempre celebrando a cultura nordestina. Uma terra moldada, habitada e fortalecida por tantos nordestinos, nada mais natural do que celebrar o olhar carinhoso para essa cultura tão popular.
O Projeto Olhar Nordestino será dia 04 de novembro, de 10 às 17 horas, no Patronato, centro de Nova Iguaçu, com atrações musicais, oficinas, artesanato e diversas opções gastronômicas. A entrada é gratuita.
Serviço:
Dia 04 de novembro;
Local: Patronato – Centro Social São Vicente
De 10 às 17 horas;
Realização: Patronato
Coordenação: Instituto de Tradições Nordestinas e Populares
Mundus Produções
Produção:
Agosto Pra Tudo Produções
Tambores de Iguassu
Ms Mohr Produções
Patrocínio:
Ministério da Cultura
Governo Federal

Deixe um comentário