Neste sábado, 20 de Abril, às 10h, o projeto Favelivro inaugura a biblioteca comunitária no Cordovil, próxima às comunidades Cidade Alta e Kelson, na zona norte do Rio de Janeiro. Desta vez, a personalidade homenageada para dar nome à biblioteca é o jornalista do Jornal O Globo, Ancelmo Gois. O acervo inicial da biblioteca conta com 1500 livros, incluindo livros do jornalista homenageado e seus amigos. Para Demezio Batista, um dos fundadores do projeto, a esperança é a de que os frequentadores da biblioteca se espelhem em Ancelmo Gois: “Quem sabe o espaço contribua para nascerem jornalistas tão brilhantes quanto ele”.

A ideia do projeto Favelivro é incentivar a educação e a cultura através da leitura, criando bibliotecas e atividades literárias em comunidades e escolas públicas do Rio. As bibliotecas comunitárias são criadas a partir de um pedido dos moradores e, após montadas, sua gerência fica a cargo da própria pessoa ou grupo solicitante. O Favelivro fica responsável por montar fisicamente a biblioteca, estantes e estrutura básica, fornecer o acervo inicial por meio de doações, realizar a conexão com o patrono escolhido pelos moradores da comunidade, produzir e divulgar a inauguração.

O movimento Favelivro já inaugurou no estado do Rio de Janeiro 37 unidades, distribuídas por comunidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói e Madureira.

Mais sobre o Favelivro

O projeto nasceu do encontro de dois apaixonados por livros: os amigos Demezio Batista, livreiro, e a professora de língua portuguesa Verônica Marcilio. Os dois se conheceram na comunidade da Barreira do Vasco em uma ação social com crianças enquanto compartilhavam o desejo de tornar a leitura mais acessível.

No Brasil, cerca de 48% da população não têm o hábito da leitura, causado principalmente pela falta de acesso aos livros, muitas vezes caros e inacessíveis. É nesse cenário que surge a Favelivro: um movimento que abre bibliotecas em comunidades carentes com livros gratuitos. Cada biblioteca leva o nome de um patrono famoso, sugerido pelos moradores de cada território.

Como participar

Para doar livros ou pedir uma biblioteca, os interessados devem se comunicar pelo Instagram @favelivro ou pelo telefone da fundadora do projeto, Verônica Marcilio,  (21) 983668117. Os livros são recolhidos nas residências pelos voluntários.

Mais informações:

Inauguração da Biblioteca Comunitária Ancelmo Gois:

Dia e horário: 20/04, às 10h
Local: Avenida das Missões, 18 – Cordovil

Instagram:
https://www.instagram.com/favelivro/

Deixe um comentário