Com abertura programada para o dia 12 de junho, a exposição “Iguassú e os Caminhos do Ouro” apresenta um pedaço da história da cidade de Nova Iguaçu durante o ciclo da extração do ouro nas Minas Gerais. A região de Nova Iguaçu, à época um distrito amplo que incluía os atuais municípios de Queimados, Mesquita, Belford Roxo e São João de Meriti, foi rota importante para escoamento da produção das minas como Ouro Preto, no estado mineiro.

A exposição será inaugurada no dia 12 de junho, às 19 horas, no Complexo Cultural Mario Marques (Casa de Cultura), na Rua Getúlio Vargas, número 51, Centro, Nova Iguaçu. Com curadoria de Deborah de Barros e Mário Marcello, a exposição ficará no complexo cultural até o dia 04 de julho.

Segundo os organizadores, o objetivo é o de valorizar Nova Iguaçu como parte do Caminho Novo durante o ciclo do ouro no Brasil, fomentando a consciência histórica de seus moradores e despertando no grande público o interesse em buscar vestígios desses caminhos na região. É o resgate de uma de tantas histórias Iguaçuanas que se perderam ao longo do tempo.
O acervo desta exposição é o fruto da pesquisa de Mario Marcelo, que mantém uma coleção de objetos que remontam ao período da história do Brasil conhecido como Ciclo do Ouro.

Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo

Serviço:

CASA DE CULTURA
13 de junho a 4 de julho
Complexo Cultural Mário Marques
Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu – RJ

Deixe um comentário