“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar neste quarta (22) em cerimônia realizada em Los Angeles (EUA). O filme entra para a história e se junta a “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, como o brasileiro com mais indicações para a maior premiação do cinema mundial. As indicações foram:

  • Melhor Direção de Elenco
  • Melhor Filme Internacional
  • Melhor Ator (Wagner Moura)
  • Melhor Filme

O filme vencedor de dois Globos de Ouro nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Ator em Filme Dramático (Wagner Moura) na edição de 2026. “O Agente Secreto” conta a história de Marcelo, professor especializado em tecnologia, em 1977. Decidido a fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida, Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana de Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio. O filme fala sobre memória, identidade através dos impactos de um período crucial da história do Brasil: a ditadura militar.

Além de “O Agente Secreto”, o Brasil também possui representante na categoria Melhor Fotografia com Adolpho Veloso por “Sonhos de Trem”. Dentre seus trabalhos se destacam “On Yoga: The Architecture of Peace” (2017, dir. Heitor Dhalia), “Rodantes” (de Leandro Lara) e Jockey (2021, dir. Clint Bentley).

A cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.

Deixe um comentário